Livro Culinária Regional


Cozinhando e Fotografando

Produzir um livro de fotografias artísticas, sobre a história da culinária existente na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com textos e receitas passadas entre as gerações. A culinária do Vale do Paraíba é uma rica mistura cultural vindas de caboclos, índios, comunidades quilombolas, e com uma forte influência da comida mineira, herdada da época dos tropeiros, que faziam as travessias das riquezas exploradas, e ainda mantém um grande vínculo com o ciclo do café, esse é o retrato do presente projeto, que une duas artes, a fotografia e a culinária.

objetivo: – Recuperar e preservar a memória e a história do Vale do Paraíba; Realçar a cultura local para os visitantes, fortificando a identidade da região utilizando a culinária e suas influências, que deram origem a pratos típicos como o arroz vermelho com suã, a farofa de içá , o bolinho caipira, o famoso feijão tropeiro; – Valorizar os personagens que ainda mantém as tradições e as receitas típicas da culinária local; – Registrar o modo de vida e a diversidade cultural retratadas através das receitas e a forma de se cozinhar; – Divulgar e colaborar no desenvolvimento do turismo gastronômico e cultural da região; – Através de um audiobook com download gratuito, levar informações, receitas e histórias para deficientes visuais;

dulgação: – Inclusão, citação da empresa patrocinadora em todos os releases, entrevista e reportagens em que o meio permitir, divulgando e fortalecendo na mídia, os valores e o comprometimento da marca, com um ambiente sustentável e preservado; A assessoria de imprensa responsável pela divulgação é a Vira Comunicação (viracomunicacao.com.br) especializada no segmento e conceituada no mercado, conta com uma equipe de profissionais com visões estratégicas de comunicação; Serão disponibilizado 150 livros para serem enviados aos principais meios de comunicação do país; Serão produzidos banners, convites impressos e eletrônico levando o logotipo do patrocinador; Divulgação nas principais redes sociais;

contrapartida:- Doação de 20% dos exemplares para escolas e bibliotecas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura; 300 exemplares para distribuição em escolas públicas a critério do patrocinador ; 400 exemplares para a empresa; Página dupla no início da obra com mensagem institucional assinada pelo patrocinador, Logotipo do patrocinador na página institucional e contracapa do livro 5 escolas a escolha do patrocinador para as palestras e oficinas de fotografia do autor, levando a marca da empresa; Será produzido um audiobook para deficientes visuais com download gratuito do livro, com a narração de alguns dos personagens gravados in loco, mais a locução do autor descrevendo a história por trás de algumas das principais fotografias da obra. O conteúdo será disponibilizado através do site do autor, com banner rotativo levando o logotipo do patrocinador; Logotipo do patrocinador nos convites impressos e eletrônicos no lançamentos do livro

patrocínio:- O projeto editorial Cozinhando e Fotografando na Serra da Mantiqueira encontra-se aprovado pela lei Estadual de Incentivo a Cultura ProAC pelo número 23035.
Valor para concepção editorial, coordenação geral direitos autorais, produção executiva, designer, fotos, textos, ilustração, tradução, revisão, arte final tratamento de imagem e impressão.

R$ 139.755,00 (Cento e trinta e nove mil, setecentos e cinquenta e cinco reais).

ingredientes
1 suã de porco – mais ou menos 03 quilos ou mais. De preferência, de porco caipira. OBS : Peça ao açougueiro para que seja generoso na retirada do lombo, deixando boa quantidade de carne nas vértebras do porco. Peça também, para que corte o suã na serra, elétrica ou manual, nas juntas das vértebras. 1 quilo de arroz vermelho. Na impossibilidade de conseguir, use arroz comum.
preparo Tempere o suã, de preferência, com antecedência de quatro a cinco horas, antes de começar o preparo, com o sumo dos limões, sal com alho e o copo de vinho, passando bem em todos pedaços. Durante esse período, revire os pedaços de suã dentro desse tempero.

Depois desse tempo no tempero, numa panela grande, que caiba todo suã e, posteriormente todo o arroz vermelho, coloque um pouco de gordura de porco ou óleo de cozinha e vá colocando os pedaços do suã até cobrir o fundo da panela. Deixe-os fritando em fogo médio, virando-os até que fiquem corados de todos lados. Retire esses pedaços, coloque numa vasilha e reserve. Coloque os demais pedaços e faça da mesma maneira, até que todos pedaços estejam fritos e prontos. OBS: Essa providência pode ser feita de véspera.

Depois de preparados os pedaços do suã, como recomendado, retire toda gordura da panela e aproveite aquele queimadinho da fritura do suã que ficou no fundo. Coloque na panela um pouco do molho do tempero do suã e uns 03 copos d´água e, com colher de pau, vá passando no fundo da panela até desgrudar totalmente aquele queimadinho especial.

Coloque na panela todo suã, previamente preparado e deixe-o fervendo com aquele molho que se formou. Acrescente o arroz, previamente escolhido, lavado e escorrido. Mexa bem o arroz e todo suã. Acrescente a cebola e a ceboullete picada e a polpa de tomate. Acrescente água fervente até cobrir tudo.Mexa tudo muito bem, mais uma vez, para misturar o arroz com o suã. Deixe cozinhando em fogo médio e baixo até que a água praticamente seque e o arroz esteja cozido. Se perceber que o arroz ainda está um pouquinho duro, coloque um pouco mais de água fervente e deixe cozinhar mais um pouco. Normalmente, este arroz deve ficar um pouco úmido. Assim vai ficar mais gostoso.

Está pronto para ser servido e saboreado. Fica muito bom, espremer um pouco de caldo de limão, de preferência cravo ou rosa, sobre a carne do suã no momento de comer. Se preferir, pode colocar um pouco do molho de pimenta.