Onde Queremos Chegar?


O Workshop que eu realizei para o Projeto Juntos e Misturado – PTE 2016, tratou de orientar os alunos de 15 a 19 anos sobre a necessidade de estarem conscientes e preparados para tomarem as primeiras decisões importantes, que certamente marcarão as suas vidas.

É nessa fase da vida que o jovem começa a perceber a dificuldade de assumir responsabilidade ao tomar a primeira decisão importante e impactante para o seu futuro. Que carreira eu vou seguir? Escolher entre fazer uma universidade ou buscar uma especialização técnica profissional? Decidir pela área de tecnologia, engenharia ou arquitetura? Visualizar um salário promissor ou uma realização profissional? Seguir o anseio familiar ou a tendência da moda entre amigos? Qual deverá ser a melhor opção a seguir?
Como um jovem adolescente conseguirá prever seu futuro? Idade em que está aflorada a maior transformação física, psicológica e emocional, onde aparecem as maiores dúvidas e questionamentos. Infelizmente nosso ensino médio não despertou ainda para a importância da preparação dos jovens no que tange a orientação profissional.

O jovem precisa de orientação e desenvolvimento para construir sua própria trajetória, criar seu próprio planejamento, assumir suas responsabilidades para obter autonomia e trabalhar a obtenção de recursos para suas conquistas.

A minha realização nesta caminhada é poder transferir conhecimento, trocar experiências, aprender cada dia mais com os jovens e acima de tudo celebrar o sucesso deles na expectativa de um país melhor.

José Licciardi