Descubra seus pontos fortes.


 

Um jovem com idade entre 17 e 19 anos ao vencer a primeira etapa educacional da sua vida, completando o ensino médio, fica extremamente exposto ao primeiro desafio realmente importante da sua vida ao perceber a dificuldade para fazer a sua escolha de carreira.

Muitos não têm a menor ideia sobre o que fazer. Outros são levados pelo modismo daquelas profissões do momento. Muitos são influenciados a seguir a profissão dos pais.

Na minha caminhada por comunidades mais carentes, percebo a influência ou até pressão dos pais, para que seus filhos sigam as profissões dos seus patrões, ou seja, médicos, engenheiros, advogados e etc., como garantia de um futuro sólido, seguro e rico, conforme eles percebem ao constatarem os prédios, carros e outros bens materiais, capaz de seduzir qualquer um sobre o ponto de vista de sucesso!

Na verdade, o grande desafio é antes de tudo se conhecer melhor, focar nas suas habilidades, identificar seus talentos dominantes, estar melhor preparado para fazer a escolha mais adequada ao seu perfil.

Por exemplo, um jovem com vocação para área de humanas – história e alguma dificuldade para exatas por exemplo matemática, normalmente focará mais atenção para melhorar a matemática, deixando sua inclinação – história, nem de longe, com a mesma atenção. Esse comportamento se repete sistematicamente ao longo da vida e se consolida nas culturas empresariais.

É um grande desafio conscientizar o jovem a mobilizar energia no sentido de melhorar as suas competências naquilo que ele é naturalmente alavancado: seus pontos fortes.

Eu tenho recomendado e utilizado em meus workshops e nos programas de Orientação Profissional para Jovens, um instrumento bastante interessante capaz de identificar seus potenciais. Baseado em uma extensa pesquisa do Instituto Gallup, os autores do Livro “DESCUBRA SEUS PONTOS FORTES” Marcus Buckingham e Donald Clifton, Ph.D, criaram uma metodologia que organiza de forma prática, os principais talentos humanos e permite que cada um consiga identificar suas inclinações naturais.

São 34 temas que contemplam o estudo e identificam os 5 talentos dominantes da pessoa. Uma vez que esses talentos sejam identificados e sistematicamente trabalhados, o jovem poderá focar na escolha para a tomada de decisão mais segura e confiante.

O teste é realizado na internet e o código de acesso está no verso da quarta capa do livro.

José Licciardi